segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O que acontece se você come gorduras!

SABE O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ COME GORDURAS?

Após serem ingeridas, as gorduras são transformadas pelo sistema digestivo em Ácidos Graxos e Glicerol. O primeiro é um ácido e o segundo é um álcool.
Portanto, são substâncias de características e natureza diferentes e que pertencem a categorias física e química totalmente distintas das gorduras que lhes deram origem.

E para que servem os Ácidos Graxos e o Glicerol?
São usados como matéria prima na construção e na restauração dos músculos, da pele, do cabelo, dentre outros. Também são ingredientes essenciais na metabolização de vitaminas e sais minerais, na sintetização dos hormônios e das enzimas reguladoras dos processos químicos, biológicos e neurológicos do nosso corpo.

Então, isso quer dizer que as gorduras ingeridas nunca engordam?
Exatamente! Nunca engordam, independente da quantidade que você come.

O excesso de ácidos graxos e glicerol resultante de uma alta ingestão de gorduras é convertido em suplemento de energia para o funcionamento do corpo e, também para atender a demanda em grandes esforços, ou ainda para suprir eventuais carências de carboidratos.

Mas eu me sinto mal quando como muita gordura. Porquê?
A sensação de mal-estar ou enjoo após alta ingestão de gorduras acontece quando o fígado não está muito habituado a processa-las. Então, retome o hábito aos poucos e capacite seu fígado.

Como se classificam as gorduras e quais outras funções elas exercem na alimentação?

As gorduras se constituem na categoria de alimentos chamada lipídios. Os nutrientes fornecidos por estes não interferem diretamente no nível glicêmico (não aumentam a insulina). Por isso, proporcionam uma sensação de saciedade muito prolongada e, também, por essa razão, contribuem na perda de peso.
As gorduras se classificam em:
Gorduras insaturadas: provenientes de vegetais, como os óleos de soja, milho, etc...
Gorduras saturadas: provenientes de fonte animal, em sua maioria, como banha, manteiga, nata, gordura de coco.
Estas últimas são mais saudáveis e são responsáveis pelo sabor agradável dos alimentos.

Veja mais neste link: Como comer bem sem engordar

Nenhum comentário: