quinta-feira, 25 de julho de 2013

O real significado da palavra FULECO:

Mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Na linguagem coloquial brasileira, fuleco significa ânus. Leia mais abaixo. 

Etimologia:
A palavra Fuleco tem origem na linguagem usada pelos negros africanos que viviam no Brasil à época do regime escravocrata. Devido à dificuldade que muitos tinham em pronunciar o "R" entre vogais, eles substituíam-no pelo "L", num vício de linguagem conhecido como lambdacismo. Por isso, ao invés da palavra Furo, eles pronunciavam Fulo (Veja a NOTA abaixo).
Ressalte-se, ainda, que o sufixo ECO tem a finalidade de indicar diminutivo com conotação depreciativa, indecorosa ou obscena, como no caso de jornaleco, livreco, doutoreco, padreco, etc...
Por essa razão, a palavra fuleco que originalmente significaria "pequeno furo", devido à conotação pejorativa do sufixo passou a ser usada na linguagem coloquial arcaica como forma de referir-se ao ânus em sentido jocoso ou com propósitos de envergonhar ou ofender. Ou seja, Fuleco significa ânus, vulgarmente conhecido em Português brasileiro como cu.

Nota:
O professor e pesquisador Affonso Robi, da Universidade Federal do Paraná, em seu estudo “Alguns Problemas da Influência Tupi na Fonética e na Morfologia do Português Popular do Brasil” (pag 12/13) explica:
"Em certos dialetos a pronúncia é tão variável que pode ser transcrita arbitrariamente por "R" ou "L". Daí o lambdacismo tão comum nos crioulos que trocavam a pronúncia de "reino"por "lêno", "terra" por "tela" (provenientes de São Tomé e Ano Bom). Haviam ainda os que trocavam "era" por "ela", "furo" por "fulo",  "fora" por "fola", "ora" por "ola" (de Angola) e os que trocavam "varri" por "bali", "pérola" por "pélula" (de Suriname).”

Nenhum comentário: