quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Hoax e Pulhas Virtuais: Cinco informações que não querem que você saiba

A mensagem em questão já circula pela Internet há alguns anos, mas ainda continua seduzindo incautos a repassá-la adiante, acreditando se tratar de um achado!

Grosso modo, apresenta cinco supostas soluções fantásticas - todos sem consistência efetiva - conforme vefemos:


1.    Envio de Certidões pela Internet – Cartório Eletrônico;
2.    Auxilio a Lista Telefônica: Ao invés de usar o 102, use
       o número 08002800102;
3.    Anúncio de tratamento infalível e milagroso para calvície;
4.    Conversão de multas de trânsito em advertência;
5.    Gratuidade na emissão de 2ª de documentos roubados.


Porém, não se entusiasme!..

Assim como centenas de outras mensagens caracterizadas por esse tipo de apelo sensacionalista, esta também não passa de mais uma pegadinha (embuste ou pulha virtual, conhecidas como hoax em Inglês), que são boatos criados e usados por hackers e piratas da Internet com o propósito de seduzir as pessoas a repassarem indefinidamente a mensagem para que, ao recapturarem de volta a mesma mensagem contendo centenas ou até milhares de endereços de e-mails, os recolhem para serem vendidos aos spammers.

Da mesma forma, quando essas mensagens são "Curtidas" ou "Compartilhadas" nas redes sociais, tais como Facebook, permitem a esses piratas clonarem as páginas de quem o fizer.

Vejam só como as informações nãp procedem:

1) O primeiro serviço (Cartório 24 Horas - www.cartorio24horas.com.br/) embora tenha sido uma inciativa bem intencionada, não vingou. Alguns cartórios isolados ainda insistem em manter o serviços, mas a grande maioria não implantou e comenta-se que o sistema tem muitas falhas e, por isso, continua sendo algo muito precário. Portanto, não é lá essas coisas.

No resto, a mensagem toda é pura fantasia, veja:

2) O Auxilio à lista pelo 08002800102 é privativo de poucas localidades. Embora essa história seja bem antiga, até hoje não descobri onde de fato funciona. Mas sei que em Brasília, Rio de Janeiro e interior de Minas não funciona. Além disso, parece que esse serviço estaria sendo desativado, pois era uma inciativa privada que não encontrou patrocínio e também não despertou interesse da população.

3) Quanto ao tópico seguinte, que traz o anúncio de um produto milagroso contra queda de cabelo, é super manjado, né! Nem vale a pena comentar, uma vez que centenas de empresas investem milhões em pesquisas há séculos, sem que jamais tenha sido encontrado soluções milagrosas! É obvio que se alguém conseguisse essa façanha, ficaria milionário e famoso da noite para o dia. 

4) A conversão da multa de trânsito em advertência, embora seja uma exigência legal  (artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro), não está sendo acatado pela maioria dos Detran do país. Alguns até recebem o requerimento, mas depois o ignoram. Conheço um caso no qual a pessoa multada insistiu nesse requerimento, recorreu administrativamente, mas de nada adiantou e a multa caiu na dívida ativa causando enorme transtornos ao requerente, que não teve alternativa senão pagar com acréscimos e tudo o mais...

5) A mencionada Lei 3.051/98 que supostamente dá gratuidade para emissão de segunda via de alguns documentos, no caso de terem sido roubados ou furtados, é uma Lei estadual, restrita ao estado do Rio de Janeiro, que lamentavelmente não saiu do papel. Portanto, não se aplica nem no próprio estado do Rio.

Leia mais sobre Hoax (Embustes ou Pulhas Virtuais) AQUI.

Nenhum comentário: