terça-feira, 12 de outubro de 2010

Lendas e Pulhas Virtuais: A Cura do Câncer (Dr. Otto Heirich Warburgo).

O primeiro de uma série de apelos dessa falsa mensagem alega que "Em 1931 o cientista alemão, Doutor Otto Heinrich Warburg, recebeu o prêmio Nobel por descobrir a CAUSA PRIMÁRIA DO CÂNCER" (Veja AQUI).
Entretanto, assim como todas as mensagens carcterizadas por esse estilo apelativo, esta também é tipicamente um boato (hoax, embuste ou pulha virtual), conforme veremos.

Uma simples consulta à biografia do Dr. Otto Heinrich Warburgo mostra que o texto não passa de fantasia, pois o Dr. Heinrich, na verdade, recebeu o Prêmio Nobel por ter descoberto a enzima respiratória, que propicia a queima do oxigênio nas células, produzindo a energia vital a qualquer ser animal! Nada a ver com suposta causa ou cura do câncer!...

Além disso, ao contrário do que diz o referido texto, os nutrientes com altos níveis de oxigênio são nocivos ao organismo, pois oxidam (enferrujam) as células formando os chamados radicais livres, que danificam e provocam envelhecimento precoce do organismo, inclusive facilitando a instalação de alguns tipos de câncer.

Por outro lado, o autor do texto abaixo comete a asneira de propor uma dieta sem proteínas!!! Ora,isso á absolutamente insano e temerário, sobretudo porque traria consequências devastadoras ao organismo de quem a adotasse, a começar pelo aumento da propensão à obesidade, diabetes, anemia, etc, etc...

Não é necessário uma análise profunda desse texto para se notar que o autor é leigo em relação a quase tudo aquilo a que se refere, revelando-se bastante desinformado em termos gerais! Além disso, comete erros gramaticais grosseiros e demonstra desconhecer técnicas elementares de redação. Mais uma razão pela qual não merece nenhum crédito!

Este tipo de mensagem só tem um propósito: capturar endereços de e-mails para, em seguida, vendê-los aos Spammers. Uma mensagem com tamanho apelo sensacionalista é capaz de girar o mundo em pucos dias e retornar aos seus autores trazendo junto centenas a até milhares de endereços de emails. E isso é o grande trunfo dessas quadrilhas. Recolhendo esses endereços de e-mails, eles faturam alto, mesmo às custas de sérios problemas causados àqueles incautos que axcreditam nessas falácias.



Sobre esse tipo de mensagem maliciosa, recomendo que acessem os links abaixo:



3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Peço, por favor, que você publique e comente essa tese completa do Dr Otto Heinrich. Não acredito em e-mais sensacionalistas, mas vi palestra de médico brasileiro falando da tese do Dr Otto. Esse médico brasileiro tem CRM, é professor, usa parte dos princípios da Terapia Gerson e tem pacientes curados, uma delas mostrada em entrevista de um programa. Creio que um médico sujeito ao Conselho Federal de Medicina e exposto até na mídia não sairia dizendo baboseiras gravadas sobre a tese do Dr Otto e o câncer, cujas palestras são compartilhadas em canal no YouTube. Aguardo sua publicação da tese do Dr Otto na íntegra com comentários. Obrigada e paz para todos!

Anônimo disse...

Obras DR OTTO HEINRICH Warburg (discorrem sobre câncer):

Autor dos livros:
Stoffwechsel der Tumoren (1926, pesquisa)
Katalytische Wirkungen der lebendigen Substanz (1928, pesquisa)
Metabolismo de Tumores (1931, pesquisa)
Schwermetalle als Wirkungsgruppen von Fermenten (1946, pesquisa)
Wasserstoffübertragende Fermente (1948, pesquisa)
Mecanismo de fotossíntese (1951, pesquisa)
Entstehung der Krebszellen (1955, pesquisa)
Weiterentwicklung der zellphysiologischen Methoden (1962, pesquisa)
A principal causa e Prevenção de Câncer (1966, pesquisa)